sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A notícia

Ontem voltei de Itapema e contei ao Vicente o que aconteceu com a vó Mariazinha. Não imaginamos a reação dele. Primeiro, me olhou com olhos arregalados quando eu disse que ela não tinha melhorado da doença que tinha e que por isso tinha ido para o céu, se tornado um anjo. Os olhos me olharam arregalados, como que conferindo a minha expressão para ver se eu estava falando sério. Continuou brincando e em seguida me disse disse que queria visitar a vó e o vô. Respondi que ele poderia visitar o vô sempre, pois com ele continuava tudo igual. Mudamos de assunto e um tempo depois ele retomou. Enfático, disse "Ah não, eu não quero ficar a minha vida inteira sem ver a vó!". Se eu tivesse escolha, meu filho, diria que eu também não... Hoje pela manhã, ele pegou o meu celular e ficou fuçando. Depois de um tempo me perguntou se eu não tinha o telefone da vó, pois ele já havia procurado em todo o M e não tinha encontrado. No meu íntimo, senti que ele queria testar para ver quem atenderia. Respondi que o número é o mesmo do vô e que está na agenda com o nome "pai", que ele poderia ligar para falar com o vô sempre que quisesse. Agora à tarde, o Enzo, nosso vizinho, estava aqui brincando com ele e deu-se um diálogo doloroso, que em outra situação seria até engraçado:
Vi: Sabia que minha vó morreu segunda passada?
Enzo: Ah é? A minha ainda está viva.
Vi: Quantos anos ela tem? A minha tinha menos de 80.
Enzo: Sei lá, só sei que ela já tem cabelo branco.
Ele está se familiarizando aos poucos com essa nova situação, mas acho que está sofrendo. Faz perguntas de tempo em tempo e demonstra querer compreender o que mudará afinal. Já expliquei que a casa dela continuará lá, com o vô, que continuaremos indo nos verões, que a praia continuará igual, que os primos também. A diferença vai ser só uma. E bem significativa.
Não sei se falamos ou estamos conduzindo a coisa do jeito certo, mas eu e o Fá achamos que a honestidade seria a melhor solução. E vamos em frente.

Um comentário:

Márcia disse...

Tani, apesar do tema pra la de serio do post, não pude deixar de rir com o comentario do amiguinho do Vi, quando diz que a vó dele já deve ter muitos anos, pq até cabelo branco tem. ahhahaha Na hora pensei no meu marido mega grisalho ao, apenas 48 anos! hahahaha
Gostei da forma como vcs abordaram a partida da vó com o Vi. Eu não teria feito diferente com a Mariana na idade dele. :) beijao