domingo, 19 de outubro de 2014

O tema da escola do Vicente é levar uma biografia sua para a aula amanhã. Então, fiz um compilado dos principais momentos que ele passou nesses 8 anos e 10 meses de vida para enviar e, aproveito para deixar o registro aqui também.
-----------------------

NASCIMENTO
Vicente nasceu em 28 de dezembro de 2005, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Muitos amigos e familiares, além do vô Alceu e da vó Mariazinha, estavam presentes no hospital, esperando para acompanhar os primeiros momentos de vida dele.
Foi o primeiro filho de Fábio Brun e Cristiane Mallmann Brun, que, na época, residiam na Rua Álvares Cabral, no bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre.
PRIMEIROS ANOS
Vicente sempre foi uma criança muito saudável e feliz. Aprendeu a falar as primeiras palavras com cerca de um ano e meio, quando já sabia dizer “banana, luz e lua”. Mamãe e papai só vieram depois. Aos dois anos, começou a formar frases e já sabia se expressar muito bem.
Gatinhou aos oito meses e aos onze deu os primeiros passos. Já caminhava com muita segurança na sua festa de aniversário de 1 ano.
PRIMEIRA ESCOLA
Com dois anos e dois meses, Vicente começou a frequentar o maternal, na Escola Creare, na zona sul de Porto Alegre, onde morávamos nessa época. Sua primeira professora se chamava Raquel e era muito querida. Vicente gostou tanto da nova rotina que não teve nenhuma dificuldade de adaptação. Já no primeiro dia, gostou muito de brincar no pátio, ouvir as histórias da professora e lanchar com os coleguinhas.
Foi no Creare que fez toda a sua etapa de pré-escola e de lá, levou para os anos seguintes, alguns de seus grandes amigos: João Vicente, João Gabriel, Bernardo, Maurício, Antônio e Isabeli.
A MANA
Em 2009, a família cresceu e Vicente ganhou uma irmã. Martina nasceu em 20 de dezembro daquele ano e foi, imediatamente, motivo de entusiasmo do irmão. Com a irmãzinha, Vicente pôde demonstrar todo o carinho e afeto que possui. Foi sempre muito carinho e cuidadoso com ela. Mesmo aos 4 anos, idade que tinha na época, sabia compreender as necessidade da irmã, aguardar sua vez de ser atendido e ajudar sempre que a mamãe ou o papai precisava.
FUTEBOL
O gosto por brincar de bola esteve presente desde os primeiros passos, talvez até antes. O futebol e a paixão pelo Grêmio parecem ter acompanhado o Vicente desde sempre.
O papai o associou no time do coração no seu primeiro ano de vida e, com sete meses, ele recebeu a primeira correspondência da sua vida: uma carta do Grêmio contendo a sua carteirinha.
Aos quatro anos começou a frequentar a primeira escolhinha de futebol, com a professora Marta, na zona sul de Porto Alegre. Nunca mais parou. Frequenta a escolhinha de futebol do Colégio João XXIII há três anos.
Em julho de 2014, participou, no seu período de férias de inverno, da Escolhinha do Barcelona, que aconteceu na PUCRS e de onde saiu com seu primeiro diploma internacional.
LER E ESCREVER
Aos 4 anos, Vicente começou a demonstrar seu interesse pelas letras. Aprendeu a ler seu nome, a reconhecer as letras e a se interessar pelo que estava escrito em placas e anúncios. Sempre gostou muito de ouvir histórias e assim que pôde, começou a olhar livrinhos sozinho.
Já lia e escrevia seu nome, o nome da mana e o dos pais, bem como lia palavras aos 5 anos, antes mesmo de entrar no primeiro ano no Colégio João XXIII, em março de 2012.
A professora do primeiro ano foi amor à primeira vista. A Profe Karine manteve no Vicente o interesse pelo aprendizado e tornou-se a profe preferida. Foi um período de descobertas, de novos amigos e aprendizados. Vicente se sentiu em casa na nova escola e, mais uma vez, não demonstrou qualquer dificuldade de adaptação.
DIFICULDADES TAMBÉM ESTIVERAM PRESENTES
Vicente sofreu alguns pequenos acidentes na primeira infância: caiu no banheiro e cortou a cabeça, levando 4 pontos no local, e caiu na sala de casa, às vésperas do dia das crianças de 2010, batendo a testa e fazendo um corte profundo, que deixou uma pequena cicatriz.
No final de 2011, no dia da sua festa de aniversário de seis anos, apresentou sintomas que pareciam ser de uma virose. No entanto, uma dor de cabeça forte também apareceu e no dia seguinte, foi diagnosticado com meningite viral. Um susto enorme na família toda. Foram quatro dias de internação em isolamento no hospital, onde só podiam entrar a mamãe e o papai. Aos pouco, a dor foi sendo controlada e Vicente foi para casa no dia 23 de dezembro, a tempo de passar o Natal fora do hospital.
Nesse mesmo ano, no dia 26 de dezembro, Vicente vivenciou sua primeira grande perda, com o falecimento repentino da vovó Mariazinha.
AS VIAGENS
As férias na praia sempre foram uma das diversões preferidas do Vicente. Já foram escolhida as praias de Itapema, onde mora o vovô Alceu, Canto Grande e Pinheira, em Santa Catarina, para as temporadas de verão.
Já as férias de inverno, são curtidas em Tuparendi, no Rio Grande do Sul, onde mora a Nona Sybilla. É lá que o Vicente, desde os 4 anos, passa sua semana de independência, longe de pai e mãe, cuidado e mimado pelos tios, tias e primos.
Mas a viagem dos sonhos, nunca esquecida, foi a temporada de uma semana passada no Beach Park, em Fortaleza, em dezembro de 2011, poucas semanas antes de completar 6 anos.
AMIGOS
A medida que foi crescendo, Vicente passou a se interessar mais pelos amigos. Desde pequeno, sempre gostou de brincar com outras crianças, mas a partir dos seus 6 anos, o desejo de independência para participar de atividades com amigos, mesmo sem a presença dos pais começou a se manifestar. Foi nessa fase que começou a pedir mais pelos amigos e a estar mais com eles.
MUDANÇAS

2014 foi para a família um ano de mudança. Mudamos de apartamento e mudaremos novamente antes do final do ano. A saída do apartamento no qual viveu desde os dois anos não foi simples para o Vicente, que nunca quis a mudança e que sofreu com ela. Atualmente, vive a expectativa da mudança para o novo endereço, cujo apartamento ainda não está pronto. Já está conformado com a troca de casa, mas ainda vem mais pela frente, já que deixará o amado Colégio João XXIII para experimentar uma nova vida escolar em uma instituição mais próxima do nosso novo endereço em 2015.

Nenhum comentário: