terça-feira, 10 de setembro de 2013

Os palavrões

A medida que as relações das crianças vão se ampliando, elas vão fugindo um pouco do nosso controle. Nos jogos de futebol e no recreio da escola, por exemplo, o Vicente tem aprendido palavrões de todos os tipos. O desafio não é blindá-lo para que não conviva com isso, até porque é impossível, mas fazer com que ele entenda que não devem ser repetidos. Temos conseguido. Quando ele quer se referir a algum palavrão, soletra letra por letra. Em compensação, a Martina está antecipando essa relação com os palavros, porque houve a gente explicar o que não deve ser dito. Ontem, na casa de uns amigos, ela me disse "mãe, né que "tru" não é palavrão?" - ela troca o c pelo t. Aí eu disse "não, tru não é". A amiguinha, que já tem quatro anos me disse "não é tru, é "tu" - a amiga não troca o c pelo t, apenas estava me explicando o que a Martina queria dizer. Respondi: "ah, "tu". Esse é palavrão sim, minha filha".

Um comentário:

Ilovetotravel_loving disse...

Adorei rever e ler as atualizacoes do teu blog! Agradeco a Azul! Martina e Vi <3